Apresentação:


O Canil Municipal de Ouro Preto do Oeste optou por seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controle e irradicação de zoonoses, como a Raiva, que cita em seu Oitavo Informe Tecnico (fls.126-171), como Principais medidas: o CONTROLE DE NATALIDADE, através da esterilização dos animais; POSSE RESPONSÁVEL por parte dos donos dos animais e a VACINAÇÃO em massa da população Canina e Felina!!! Vinsando também o Bem-estar animal...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Por que agosto é o mês do cachorro louco?

Apesar de a raiva acontecer durante todo ano, em agosto ela tem maior incidência devido ao aumento na concentração de cadelas no cio por causa de mudanças climáticas, como maior luminosidade que acaba gerando brigas entre os cães pelas fêmeas. Esse contato maior entre os animais facilita a transmissão da raiva.




FIQUE ATENDO, EM BREVE TEREMOS CAMPANHA DE VACINAÇÃO!!




ABAIXO ALGUMAS DICAS DE CUIDADOS COM AS CRIANÇAS:
Fonte: www.merial.com.br 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as crianças são as maiores vítimas da raiva. 
De 30 a 60% das vítimas de mordidas de cachorros, devido a aproximação indevida, são crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. Em média, somente 10% dos casos recebem tratamento profilático anti-rábico, pois os pais ou as autoridades da área da saúde não ficam sabendo da exposição à raiva. 
Só na rede hospitalar pública são realizados todo ano cerca de 400.000 atendimentos ao ano de pessoas expostas a raiva. 
Tome os seguintes cuidados para evitar o risco de as crianças serem contaminadas com raiva: 



  • A vacinação anual contra a raiva em cachorros e gatos é o primeiro passo para evitar a doença, devendo ser anotada pelo veterinário na carteira do animal. Para não esquecer da revacinação anual, anote a data em sua agenda ou utilize serviços de lembrete.
  • Recomenda-se também o uso de coleira com uma plaquetinha de vacinação contra raiva, além dos dados de contato em caso de perda do animal. 
  • Oriente as crianças para que não toquem em animais estranhos, presos a coleiras, atrás de grades, comendo, bebendo ou dormindo.
  • Caso encontre morcego caído no chão, durante o dia, avise o órgão da saúde ou da agricultura para que o mesmo seja recolhido e testado para raiva.
  • Ao passear com seu cachorro e/ou gato, mantenha-o sempre na coleira.
  • Consulte o veterinário sobre a possibilidade de castrar seu cachorro ou gato. Animais castrados têm menor probabilidade de fugir de casa e ficar abandonado.
  • Não permita que seu cachorro ou gato fique solto pelas ruas, pois eles estarão mais expostos ao risco de pegar a doença.
  • Não criar animais silvestres em casa, nem tocar ou pegar essas espécies.
  • Passe para as crianças informações sobre a raiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário