Apresentação:


O Canil Municipal de Ouro Preto do Oeste optou por seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controle e irradicação de zoonoses, como a Raiva, que cita em seu Oitavo Informe Tecnico (fls.126-171), como Principais medidas: o CONTROLE DE NATALIDADE, através da esterilização dos animais; POSSE RESPONSÁVEL por parte dos donos dos animais e a VACINAÇÃO em massa da população Canina e Felina!!! Vinsando também o Bem-estar animal...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

“Humanização dos serviços de controle de zoonoses”

Ouro Preto do Oeste será a primeira cidade do estado de Rondônia a implantar um projeto de “Humanização dos serviços de controle de zoonoses”.

A anos Vários Municípios de nosso  país vêm capturando e sacrificando os animais de forma sistemática e indiscriminada, sustentando um pensamento equivocado de que a população canina nas ruas, e doenças como a raiva seriam controladas desta forma.
Contudo após  instituída a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada em Assembléia da UNESCO,  em Bruxelas, no ano de 1978, e estudos recentes realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em países onde o sacrifício de cães foi intenso chegando a 15% da população, concluiu-se que esta ação foi qualificada como totalmente ineficaz, pois a taxa de eliminação de animais era rapidamente superada pela taxa de natalidade, dado ao  alto potencial de reprodução dos animais.
Ainda a própria OMS em seu 8º Informe Técnico, publicado em 1992, passou a criticar expressamente o método de eliminação sistemática de animais, qualificando-os como “ineficientes e onerosos”, apontando como métodos aceitáveis para o controle da população canina e felina os seguintes itens:
a)      O controle de natalidade, através da esterilização dos animais; 
b)      A posse responsável por parte dos donos dos animais; 
c)       A vacinação em massa da população canina.
Seguindo estas recomendações o Canil Municipal de Ouro Preto do Oeste, com apoio da Prefeitura Municipal irá implantar o Projeto de “Humanização dos serviços de controle de zoonoses”, sendo este baseado na EDUCAÇÃO e CONSIENTIZAÇÃO da População, ADOÇÃO dos animais abandonados, juntamente com a CASTRAÇÃO dos Animais, iniciando com os ANIMAIS DE RUA, e após passando a atender os animais da POPULAÇÃO CARENTE! Para os Outros temos as instituições de ensino que fazem castrações a preço popular...
Além do que estamos adiantando um Serviço que mais tarde será cobrado, grande centros como São Paulo, e Curitiba não permitem mais por Lei estadual que ocorra a morte de animais saudáveis em Centros de Zoonoses, e já foi aprovado no Senado no final de 2010 um projeto de Lei para acabar com mortes em Centros de Zoonoses, e este ira valer para todo país!
MORTES Nunca Mais!!! Castrar é a Melhor Solução, é um Gasto Necessário, e que fará bem tanto ao seu animal, quanto a você e a População de sua Cidade!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário