Apresentação:


O Canil Municipal de Ouro Preto do Oeste optou por seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controle e irradicação de zoonoses, como a Raiva, que cita em seu Oitavo Informe Tecnico (fls.126-171), como Principais medidas: o CONTROLE DE NATALIDADE, através da esterilização dos animais; POSSE RESPONSÁVEL por parte dos donos dos animais e a VACINAÇÃO em massa da população Canina e Felina!!! Vinsando também o Bem-estar animal...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

“Cadê a carrocinha?"

Muita gente deve estar se perguntando, “ Cadê a carrocinha?”, pois o numero de cães nas ruas voltaram a aumentar!

Temos duas explicações pra isso:


A PRIMEIRA, é que não temos funcionários no Canil, apenas um Médico Veterinário para fazer o emergencial, e o porque disso:

O prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (PTN) exonerou na quarta-feira (03) cerca de 200 ocupantes de cargos de confiança da prefeitura. Extra oficialmente Alex alega que a medida tem o objetivo de viabilizar a administração municipal, mas a verdade é que o prefeito tem que cumprir o que ficou acordado no Termo de Ajustamento de Conduta – TAC no Ministério Público Estadual – MPE através do promotor de Justiça Evandro Araujo.Matéria na integra click aqui.

A SEGUNDA explicação é que as pessoas não vêem mais a carrocinha passando e voltaram a deixar seus cães transitarem nas ruas sem a menor segurança e cidadania. Esses são o tipo de pessoa que não tem amor ao próximo, e não sabem o risco que eles mesmo estão correndo, que só mantêm os cães presos no quintal porque a carrocinha esta passando, e não porque deveriam exercer um ato de cidadania, e zelo pela própria saúde, sabendo, ou não que estão pondo em risco a vida de outras pessoas, em acidentes de transito, ou com doenças que estes cães podem pegar na rua e transmitir para população e até mesmo para sua própria família, sem contar ainda os casos que podem ocorrer de agressão, tanto do animal com um cidadão, quanto desta pessoa para com o animal.

Isto trata se de egoísmo, e preguiça de zelar por seu próprio animal, como eu ja havia dito, e volto a dizer, a maior parte dos cães que estão na rua têm DONO!


Não adianta culpar a prefeitura, se cada um de nós não fazemos a nossa parte de manter nossos cães dentro do quintal, presos!


Eu aprendi que primeiro temos que saber fazer para depois exigir!


Depois que cada cidadão tiver a consciência que um cão deve ficar preso dentro do quintal, que este deve também ter cuidados para que este animal não procrie sem sentido algum, (Animais não têm vida sexual, têm vida Reprodutiva! Não fica triste se não cruzar, não fica doente se não cruzar, não morre se não cruzar)... Ai sim, depois que aprendermos isso, vamos poder culpar a prefeitura, se houverem cães soltos nas ruas!!


Mesmo assim, estamos aguardando para que logos esses problemas sejam resolvidos e a carrocinha volte a funcionar!!


Carolina do Lago
Médica Veterinária
Cidadã de Ouro Preto do Oeste - RO



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Por que agosto é o mês do cachorro louco?

Apesar de a raiva acontecer durante todo ano, em agosto ela tem maior incidência devido ao aumento na concentração de cadelas no cio por causa de mudanças climáticas, como maior luminosidade que acaba gerando brigas entre os cães pelas fêmeas. Esse contato maior entre os animais facilita a transmissão da raiva.




FIQUE ATENDO, EM BREVE TEREMOS CAMPANHA DE VACINAÇÃO!!




ABAIXO ALGUMAS DICAS DE CUIDADOS COM AS CRIANÇAS:
Fonte: www.merial.com.br 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as crianças são as maiores vítimas da raiva. 
De 30 a 60% das vítimas de mordidas de cachorros, devido a aproximação indevida, são crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. Em média, somente 10% dos casos recebem tratamento profilático anti-rábico, pois os pais ou as autoridades da área da saúde não ficam sabendo da exposição à raiva. 
Só na rede hospitalar pública são realizados todo ano cerca de 400.000 atendimentos ao ano de pessoas expostas a raiva. 
Tome os seguintes cuidados para evitar o risco de as crianças serem contaminadas com raiva: 



  • A vacinação anual contra a raiva em cachorros e gatos é o primeiro passo para evitar a doença, devendo ser anotada pelo veterinário na carteira do animal. Para não esquecer da revacinação anual, anote a data em sua agenda ou utilize serviços de lembrete.
  • Recomenda-se também o uso de coleira com uma plaquetinha de vacinação contra raiva, além dos dados de contato em caso de perda do animal. 
  • Oriente as crianças para que não toquem em animais estranhos, presos a coleiras, atrás de grades, comendo, bebendo ou dormindo.
  • Caso encontre morcego caído no chão, durante o dia, avise o órgão da saúde ou da agricultura para que o mesmo seja recolhido e testado para raiva.
  • Ao passear com seu cachorro e/ou gato, mantenha-o sempre na coleira.
  • Consulte o veterinário sobre a possibilidade de castrar seu cachorro ou gato. Animais castrados têm menor probabilidade de fugir de casa e ficar abandonado.
  • Não permita que seu cachorro ou gato fique solto pelas ruas, pois eles estarão mais expostos ao risco de pegar a doença.
  • Não criar animais silvestres em casa, nem tocar ou pegar essas espécies.
  • Passe para as crianças informações sobre a raiva.