Apresentação:


O Canil Municipal de Ouro Preto do Oeste optou por seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controle e irradicação de zoonoses, como a Raiva, que cita em seu Oitavo Informe Tecnico (fls.126-171), como Principais medidas: o CONTROLE DE NATALIDADE, através da esterilização dos animais; POSSE RESPONSÁVEL por parte dos donos dos animais e a VACINAÇÃO em massa da população Canina e Felina!!! Vinsando também o Bem-estar animal...

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Carrapato... e agora?

Os Carrapatos são parasitas Hematófagos, ou seja, que se alimentam do sangue do animal.
Esses bichinhos tão pequenos são responsáveis por vários prejuízos a saúde, tanto a sua quanto a do seu animal.
As doenças mais freqüentes que esses parasitas têm causado são:
- Babesiose: Doença causada por um protozoário, caracterizada por febre, depressão, anorexia e anemia. É fatal se o cão não for tratado a tempo.
- Ehrlichiose: Doença causada pela bactéria Ehrlichia canis que causa febre, anemia, depressão, diarreia, edema, complicações respiratórias e circulatórias.
Essas duas estão quase sempre associadas, e causam a famosa “DOENÇA DO CARRAPATO”, aquela que seu cãozinho fica "tristinho", para de comer, fica amarelinho, cheio de manchar vermelhas pelo abdômen, e que se não tratar leva a morte!
- Febre maculosa: Zoonose causada pela Rickettsia rickettisii, um parasita intracelular que leva a quadros de febre, falta de apetite, vômito, diarreia, manchas nas mucosas, desidratação e perda de peso. Quanto não tratada, tanto em seres-humanos quando nos animais, é fatal! Click AQUI e leia mais.
Além disso ele pode causar irritações na pele, e alergias, em você ou no seu animal.
Por isso é importante vasculhar seu animal, e fazer o controle desses parasitas. Mas ATENÇÃO, é muito importante que você também faça o controle do ambiente, pois uma parte da vida desses parasitas é no ambiente, se você retirar do seu animal, o que esta no ambiente pode voltar e contaminá-lo.
Uma fêmea pode fazer a postura de 2 a 5 mil ovos!! E nosso Clima é perfeito para sua reprodução, Quente, Úmido, e muitas horas de Luz.
Hoje em dia existem várias medicações e formulações para o controle de carrapatos, tanto no animal quanto no ambiente, que você pode encontrar em qualquer petshop ou agropecuária. Mas devemos ter cuidado para não intoxicar o animal, usar medicações conforme indicado para cada espécie, “Remédio pra boi nem sempre é remédio pra cachorro”, as doses variam muito, deve se usar as medicações sob orientação de um Médico Veterinário.
As vezes ficamos frustrados, pois fazemos tudo isso em casa, mas os carrapatos voltam, algumas dicas são:
- Fazer a descontaminação do ambiente e animal, a cada 15 dias, até se obter um controle, após pode ser feito a cada mês
- Coloque óleo queimado por cima do muro, assim não tem como o carrapato passar do quintal do vizinho para o seu.
- De banhos regularmente, a cada 10 ou 15 dias no seu animal, a higiene ajuda a manter seu animal sem parasitas.



CURIOSIDADE: Por que os gatinhos quase nunca têm carrapatos?
R: Pois eles fazem sua higiene regularmente, se lambendo o tempo todo. É isso que mantêm eles limpos e livres de parasitas. Gatos são animais muito limpinhos!






Animais que ficam nas ruas tem grande chance de contrair doenças e parasitas!
LUGAR DE ANIMAL NÃO É NA RUA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário