Apresentação:


O Canil Municipal de Ouro Preto do Oeste optou por seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controle e irradicação de zoonoses, como a Raiva, que cita em seu Oitavo Informe Tecnico (fls.126-171), como Principais medidas: o CONTROLE DE NATALIDADE, através da esterilização dos animais; POSSE RESPONSÁVEL por parte dos donos dos animais e a VACINAÇÃO em massa da população Canina e Felina!!! Vinsando também o Bem-estar animal...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cães também tem sentimentos!!!



De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, de Portugal, Animais podem perceber nossa tristeza, e ainda mais, partilhar dos nossos sentimentos.


Leia a Reportagem a baixo que saiu na Folha de São Paulo, neste dia 20-12-11.




Cães podem sentir pena de humanos, diz pesquisa

PUBLICIDADE20/12/2011 - 09h40

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, de Portugal, afirmou que os cães são capazes de ter empatia com os humanos a ponto de compartilhar as mesmas emoções de seus donos.DE SÃO PAULO
O estudo ainda diz que essa empatia vai além de uma simples cópia do comportamento humano.
Os animais de estimação, principalmente os cães, podem ficar "aborrecidos" como crianças quando expostos a situações familiares de conflito.
Além disso, mesmo os animais não treinados têm a habilidade de esboçar alguma reação em situações reais de emergência.
Outro estudo ainda revelou que os cãezinhos usados em terapias acabam sendo afetados física e emocionalmente por seu trabalho, necessitando de massagens e calmantes depois das sessões.
As hipóteses levantadas pelas pesquisadoras portuguesas para esse comportamento são pelo fato dos cães serem descendentes dos lobos, animais altamente sociais e cooperativos.
Além disso, a seleção feita pela domesticação pode ter escolhido cães mais inteligentes e mais sincronizados com os sentimentos humanos.

-------------------

É isso ai, vamos Cuidar de nossos Animais, da mesma forma que eles cuidam de nós!!


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

VAMOS AJUDAR OS ANIMAIS!?

A ONG AMIGO ANIMAL RONDÔNIA - OURO PRETO DO OESTE, já está nos últimos processos na parte de documentação, e em breve o Canil Municipal de Ouro Preto do Oeste e a AMAR/OPO estarão trabalhando juntas, pelo bem da população e dos animais!






Teremos projetos, como:


- Palestras sobre Posse Responsável e Zoonoses;
- Castração dos animais de Rua;
- Incentivo de Adoção dos Animais;
- Palestras sobre saúde e bem-estar Animal;
- Castração dos animais da população CARENTE;


Caso queira ajudar, ou saber mais entre em contato com a ONG, pelo E-mail: amaropo.ong@gmail.com 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

FUNDAÇÃO DA ONG AMAR/OPO!


SURGE AGORA UMA ONG, QUE NOS AJUDARÁ A TOMAR CONTA E PROTEGER NOSSOS ANIMAIS! 
EM PARCERIA COM A PREFEITURA, TEMOS VÁRIOS PROJETOS A SEREM FEITOS! MAS PRECISAMOS DA SUA AJUDA
---------------------------------------------------

FUNDAÇÃO DA ONG AMIGO ANIMAL – RONDÔNIA, de Ouro Preto do Oeste
AMAR/OPO
Assim como em várias cidades do mundo, nossa cidade infelizmente possui muitos cães, gatos, e outros animais nas ruas, sofrendo maus-tratos, agressões, fome, frio e descaso, além de muitos outros que sofrem agressões de seus próprios donos.
Não podemos culpar apenas a prefeitura, pois a maior culpada disso é a população, porém existem pessoas que se preocupam com esta situação, mas sozinhos muitas vezes somos incapazes de resolver tantos problemas, por isso viemos convidá-los a participar conosco de uma Reunião, onde apresentaremos uma proposta para formação de uma ONG para proteção desses animais.
Participando desta reunião, você está convidado a se tornar um dos sócios fundadores, e poderá tirar todas as suas dúvidas em relação a nossa ONG!
Todos os seres da criação são filhos do Pai e irmãos do Homem... Deus quer que auxiliemos aos animais, se necessitarem de ajuda. Toda criatura em desamparo tem o mesmo direito a Proteção.” (Francisco de Assis)

LOCAL: ACIOP - Associação Comercial de Ouro Preto do Oeste
DATA: 08-10-11
HORA: 17:30



terça-feira, 4 de outubro de 2011

4 DE OUTUBRO - Dia Mundial dos Animais!!!





O dia mundial do animal, 4 de Outubro, celebra-se desde 1930 em mais de 45 países. 
Neste dia os homenageados são os nossos amigos e companheiros animais. Não só devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos reflectir e lembrarmo-nos dos muitos animais que sofrem às mãos humanas. Cães, gatos, aves, porcos, vacas, répteis, cabras, ovelhas são explorados sem que muitas vezes nos apercebamos[...]



Origem do Dia do Animal

Franciscus van Assisi nasceu em Assis velha cidade da Itália, situada na região da Úmbria em 26 de Setembro de 1182. Passou por um período de doença na sua vida, a partir do qual decidiu passar a ajudar os mais carenciados. Franciscus amava os animais e protegia-os. Chegou a comprar pássaros engaiolados só para os ver voar de novo em liberdade. Morreu a 4 de Outubro de 1226. Dois anos após a sua morte foi santificado. Em 1929 no Congresso de Protecção Animal em Viena, Áustria, foi declarado o dia da morte de São Francisco de Assis como o Dia Mundial do Animal, por Francisco de Assis ser tão bondoso para os animais. Em Outubro de 1930, foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Animal. A 15 de Outubro de 1978 foram registados os direitos dos animais através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO. O Dr. Georges Heuse, secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista ilustre, foi quem propôs esta declaração.
Lembra-te, não só no dia mundial do animal, como todos os dias, que os animais não se podem defender sozinhos e que muitos são os crimes a que são submetidos sem a menor piedade. Nunca deixes de ajudar um animal que precise, ele ficar-te-á grato para toda a vida!


FONTE: http://apacanimaiscadaval.wordpress.com

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Na Luta Contra Crueldade!

"Organização Mundial de Saúde (OMS) em países onde o sacrifício de cães foi intenso chegando a 15% da população, concluiu-se que esta ação foi qualificada como totalmente ineficaz, pois a taxa de eliminação de animais era  rapidamente  superada pela  taxa de natalidade, dado ao   alto potencial de  reprodução dos animais."



Coleiras Vermelhas: Diga não à Crueldade na luta contra a Raiva.


Vinte milhões de cães como este são brutalmente mortos a cada ano; ou seja, 38 cães a cada minuto. Um dos principais motivos desta crueldade é o medo da Raiva. Só que matar cães não ajuda a conter a doença.


Os cães são exterminados das formas mais terríveis, como envenenamento, intoxicação por gás, estrangulamento e eletrocussão, agonizando por minutos, ou mesmo horas, antes de morrer. Tais crueldades são motivadas por um medo real, mas o mais chocante em toda esta tragédia é o fato de que essas mortes são completamente desnecessárias.
Já está cientificamente comprovado que somente a vacinação de cães e gatos pode frear a doença no longo prazo. A compaixão produz resultados. A crueldade apenas mata os animais, mas não impede a propagação da Raiva.
A WSPA apela aos governantes de todo o mundo para que deem um fim à matança indiscriminada de cães, substituindo-a por campanhas de vacinação antirrábica eficazes.
Apoie a nossa campanha na luta contra a Raiva. Junte-se agora à passeata virtual!

DEIXAR SEUS CÃES E GATOS SOLTOS A RUA, PODE SER UM GRANDE PROBLEMA NA LUTA CONTRA A RAIVA!
SEJA CONSCIENTE, MANTENHA SEU ANIMAL DENTRO DO SEU QUINTAL!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Surto de TOXOPLASMOSE em Ouro Preto do Oeste!


Muito se fala sobre a Toxoplasmose, mas pouco se sabe!  Vamos tentar esclarecer algumas dúvidas a fim de prevenir novos acontecimentos dessa doença tão grave!

A toxoplasmose ou popularmente é conhecida como “Doença do Gato”,  pois os felinos são seus hospedeiros definitivos, ou seja, onde o protozoário do Filo  Apicomplexa, chamado  Toxoplasma gondii, faz seu ciclo completo. Já no homem o ciclo é incompleto, causando a doença TOXOPLASMOSE.

Esta doença acomete todos os vertebrados de sangue quente, sendo eles mamíferos e aves, porém é através das FEZES INFECTÁDAS de Felinos, onde tudo começa!



COMO OS GATOS SE CONTAMINAM?

Através do ato de caçar, se alimentando de roedores infectados, ou pela ingestão de carne crua de outros mamíferos infectados.










COMO OS HUMANOS PODEM CONTRAIR A DOENÇA?


Como já foi dito, as fezes do Gato é onde estão a faze Contaminante deste protozoário, sendo assim, ela pode contaminar o solo, a água, verduras e legumes em hortas, e também outros animais, como porcos e carneiros, principalmente.


Os Humanos contraem a doença ingerindo resquícios de fezes do gato, na água, verduras e legumes, ou a própria mão suja quando colocada na boca.


Também podemos contrair a doença comendo carnes cruas e mal cozidas, que podem estar contaminadas.





COMO EVITAR A DOENÇA?

É simples, Higiene é a principal forma!

- LAVAR SEMPRE AS MÃOS, após mexer em hortas, ou terra, e antes de comer;

- LAVAR MUITO BEM AS FRUTAS E VERDURAS;

- BEBER ÁGUA FERVIDA OU FILTRADA;

- NÃO COMER CARNES CRUAS OU MAL COZIDAS;

- LIMPE A CAIXINHA DE AREIA DO SEU GATO LOGO QUE ELE DEFECAR, caso ele use caixinha de areia.


DEVO ME DESFAZER DO MEU GATO PARA NÃO CONTRAIR A DOENÇA?

Não! O Gato não transmite a doença através do contato com as pessoas Só através da Ingestão das Fezes.

BASTA TER HIGIENE, e não comer carnes mal cozidas!

COMO EVITAR QUE MEU GATO CONTRAIA A DOENÇA?

Eles contraem através do ato de caça, então evite que seu gato coma ratos ou carne crua!

Se ele estiver bem alimentado, ele acaba caçando só por diversão, e não irá comer o rato, apenas matá-lo.

Outra forma é castrando, pois eles ficam menos ativos e saem menos para a rua, diminuindo o risco de contaminação.



COMO POSSO SABER SE MEU GATO POSSUI A TOXOPLASMOSE?

Através de exame de sangue, ou de fezes. Procure um Médico Veterinário de sua confiança! Porém é muito difícil saber se o gato tem ou não, pois são raros os que apresentam algum sinal clínico.

Caso seu Gato seja diagnosticado com Toxoplasmose, TEM TRATAMENTO!


MEU CACHORRO PODE TRANSMITIR?

Não, apenas as fezes de Felinos possuem a forma contaminante. 

Mas o cachorro pode contrair a doença, então a única forma de se contaminar através de cachorro é se comer carne de cachorro!







QUAIS SINTOMAS EU POSSO TER SE CONTRAIR A DOENÇA?

Os principais são aborto, e cegueira. Mas podem começar com febre, dores musculares, cansaço, dificuldade respiratória, portanto Procure um Médico ou um Posto de saúde e se informe mais!



QUALQUER DÚVIDA QUE NÃO FOI ESCLARECIDA SÓ ENTRAR EM CONTRATO PELO E-MAIL CANILMUNICIPALOPO@GMAIL.COM, E FICAREMOS FELIZES EM PODER AJUDAR, OU DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI, QUE NÓS RESPONDEREMOS! 


LEMBRE-SE NÃO DEIXAR SEU ANIMAL IR PARA RUA EVITA MUITAS DOENÇAS A VOCÊ E A ELE!






quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NOVIDADE!!!

Agora Temos mais funcionários no Canil, e vamos poder começar a trabalhar de novo!!!


Fique esperto, não deixe seu cãozinho na rua!!!


E Mais... Ja Temos Cães para adoção!!! 



Vá ao Canil e Leve um Amigo pra casa! Você não vai se arrepender!!




E Lembre-se lugar de cachorro Não é na Rua!!! Faça sua Parte!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

9 de Setembro, dia do MÉDICO VETERINÁRIO!



MÉDICO VETERINÁRIO

Profissional este que vem crescendo cada dia mais, com dificuldade, mas com garra.

A Medicina Veterinária é uma profissão bonita, que deve ser tão respeitada quanto qualquer outra no setor da saúde! Envolve cuidados com animais; Cuidados com os produtos de origem animal, como a carne, o leite, o queijo, os ovos entre outros; e ainda Cuidados com a Saúde Pública!


Parabéns aos Médicos Veterinários que acima de tudo honram a profissão protegendo e cuidando dos animais sempre também zelando pela saúde dos homens.


Parabéns a Todos os Médicos Veterinários, em especial ao Colega EDER NUNES DE FREITAS, Médico Veterinário responsável pelo Canil Municipal de Ouro Preto do Oeste, Parabéns pela garra e perseverança, dentre tantos acontecimentos que puderam dificultar seu trabalho e você soube continuar firme, e aguardar para que tudo fosse resolvido. 

Obrigada por cuidar dos animais de nossa cidade, e zelar pela saúde de nossa população!

Carolina do Lago
Médica Veterinária
Responsável pelo Blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

“Cadê a carrocinha?"

Muita gente deve estar se perguntando, “ Cadê a carrocinha?”, pois o numero de cães nas ruas voltaram a aumentar!

Temos duas explicações pra isso:


A PRIMEIRA, é que não temos funcionários no Canil, apenas um Médico Veterinário para fazer o emergencial, e o porque disso:

O prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (PTN) exonerou na quarta-feira (03) cerca de 200 ocupantes de cargos de confiança da prefeitura. Extra oficialmente Alex alega que a medida tem o objetivo de viabilizar a administração municipal, mas a verdade é que o prefeito tem que cumprir o que ficou acordado no Termo de Ajustamento de Conduta – TAC no Ministério Público Estadual – MPE através do promotor de Justiça Evandro Araujo.Matéria na integra click aqui.

A SEGUNDA explicação é que as pessoas não vêem mais a carrocinha passando e voltaram a deixar seus cães transitarem nas ruas sem a menor segurança e cidadania. Esses são o tipo de pessoa que não tem amor ao próximo, e não sabem o risco que eles mesmo estão correndo, que só mantêm os cães presos no quintal porque a carrocinha esta passando, e não porque deveriam exercer um ato de cidadania, e zelo pela própria saúde, sabendo, ou não que estão pondo em risco a vida de outras pessoas, em acidentes de transito, ou com doenças que estes cães podem pegar na rua e transmitir para população e até mesmo para sua própria família, sem contar ainda os casos que podem ocorrer de agressão, tanto do animal com um cidadão, quanto desta pessoa para com o animal.

Isto trata se de egoísmo, e preguiça de zelar por seu próprio animal, como eu ja havia dito, e volto a dizer, a maior parte dos cães que estão na rua têm DONO!


Não adianta culpar a prefeitura, se cada um de nós não fazemos a nossa parte de manter nossos cães dentro do quintal, presos!


Eu aprendi que primeiro temos que saber fazer para depois exigir!


Depois que cada cidadão tiver a consciência que um cão deve ficar preso dentro do quintal, que este deve também ter cuidados para que este animal não procrie sem sentido algum, (Animais não têm vida sexual, têm vida Reprodutiva! Não fica triste se não cruzar, não fica doente se não cruzar, não morre se não cruzar)... Ai sim, depois que aprendermos isso, vamos poder culpar a prefeitura, se houverem cães soltos nas ruas!!


Mesmo assim, estamos aguardando para que logos esses problemas sejam resolvidos e a carrocinha volte a funcionar!!


Carolina do Lago
Médica Veterinária
Cidadã de Ouro Preto do Oeste - RO



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Por que agosto é o mês do cachorro louco?

Apesar de a raiva acontecer durante todo ano, em agosto ela tem maior incidência devido ao aumento na concentração de cadelas no cio por causa de mudanças climáticas, como maior luminosidade que acaba gerando brigas entre os cães pelas fêmeas. Esse contato maior entre os animais facilita a transmissão da raiva.




FIQUE ATENDO, EM BREVE TEREMOS CAMPANHA DE VACINAÇÃO!!




ABAIXO ALGUMAS DICAS DE CUIDADOS COM AS CRIANÇAS:
Fonte: www.merial.com.br 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as crianças são as maiores vítimas da raiva. 
De 30 a 60% das vítimas de mordidas de cachorros, devido a aproximação indevida, são crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. Em média, somente 10% dos casos recebem tratamento profilático anti-rábico, pois os pais ou as autoridades da área da saúde não ficam sabendo da exposição à raiva. 
Só na rede hospitalar pública são realizados todo ano cerca de 400.000 atendimentos ao ano de pessoas expostas a raiva. 
Tome os seguintes cuidados para evitar o risco de as crianças serem contaminadas com raiva: 



  • A vacinação anual contra a raiva em cachorros e gatos é o primeiro passo para evitar a doença, devendo ser anotada pelo veterinário na carteira do animal. Para não esquecer da revacinação anual, anote a data em sua agenda ou utilize serviços de lembrete.
  • Recomenda-se também o uso de coleira com uma plaquetinha de vacinação contra raiva, além dos dados de contato em caso de perda do animal. 
  • Oriente as crianças para que não toquem em animais estranhos, presos a coleiras, atrás de grades, comendo, bebendo ou dormindo.
  • Caso encontre morcego caído no chão, durante o dia, avise o órgão da saúde ou da agricultura para que o mesmo seja recolhido e testado para raiva.
  • Ao passear com seu cachorro e/ou gato, mantenha-o sempre na coleira.
  • Consulte o veterinário sobre a possibilidade de castrar seu cachorro ou gato. Animais castrados têm menor probabilidade de fugir de casa e ficar abandonado.
  • Não permita que seu cachorro ou gato fique solto pelas ruas, pois eles estarão mais expostos ao risco de pegar a doença.
  • Não criar animais silvestres em casa, nem tocar ou pegar essas espécies.
  • Passe para as crianças informações sobre a raiva.

sábado, 30 de julho de 2011

HOMEM PRESO EM VILHENA POR MAUS TRATOS CONTRA ANIMAIS!

VILHENA – Homem espanca Pit Bul e arremessa animal contra viatura

Quinta-Feira , 28 de Julho de 2011 - 16:28
Fonte: Rondonia ao Vivo

O animal foi espancado antes de ser jogado contra viatura/Foto: Extra de Rondônia.
 
Maycon Taques Costa, 21, foi preso acusado de maus tratos contra animais. Segundo informações do Boletim de Ocorrência ele teria amarrado seu cachorro Pit Bul com uma corda, deu socos na cabeça do animal e em seguida o arremessou contra uma viatura policial.

Segundo os vizinhos de Maycon o cachorro escapa do quintal com freqüência e já chegou a matar outro cão na última vez que fugiu de casa. A PM foi acionada porque o Pit Bul estava na rua.

Os policiais não encontraram o dono do animal e no momento em que conseguiram se aproximar do cachorro o proprietário chegou e possivelmente agrediu seu animal. De acordo com o BO, Maycon estava visivelmente transtornado no momento da agressão.

Comentários

quarta-feira, 20 de julho de 2011

INFORMAÇÃO, A MELHOR MANEIRA DE PREVINIR CERTAS DOENÇAS!!

CLICK NA FIGURA A BAIXO E VEJA UMA CARTILHA MUITO INTERESSANTE, PRINCIPALMENTE PARA AS CRIANÇAS!!!

 E LEMBRE-SE... NUNCA DEIXE SEU ANIMALZINHO SOLTO NA RUA...
ANIMAL QUE VAI AS RUAS TRAZ DOENÇAS PARA SUA CASA!

domingo, 3 de julho de 2011

INFORMATIVO

Gostaríamos de informar a todos que agora o Canil Municipal tem telefone, caso precisem dos serviços do Canil, como:


 -Saber se seu cãozinho está la, ou informações dobre adoção é só ligar para 69-3461-1799








Mas não deixem de visitar o Canil, conhecer e Adotar os animais!!


Para que o Canil Municipal possa exercer sua função, dependemos da Sua Ajuda!
 - Não deixem seus animais irem para as ruas, por mais que seja por pouco tempo, ele pode causar acidentes de trânsito, cruzar com outros animais, espalhar o lixo dos seus vizinhos, e ainda, levar doenças para dentro de casa!!!


LUGAR DE CACHORRO E GATO É NÃO É NA RUA!!!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mitos sobre adoção de cães e gatos!

Bicho de raça é melhor que vira-lata? É necessário colocar tela nas janelas? Descubra a verdade por trás dessas e outras lendas antes de adotar um animalzinho.


Por Beatriz Levischi

Animal de raça é melhor do que um vira-lata?


Em testes feitos por pesquisadores estrangeiros, os cães vira-latas se mostraram mais inteligentes do que os de raça. Eles apresentaram melhor noção de espaço e resolveram desafios com mais facilidade. Bichos que vivem nas ruas também são mais resistentes a doenças. Já as fêmeas com pedigree estão sujeitas a cruzar com parentes próximos, gerando vários problemas de saúde.



Adultos dão mais trabalho que filhotes?


Cães e gatos adultos já estão socializados, com tamanho e comportamento definidos. Costumam ser mais obedientes e menos destrutivos que os filhotes, além de se adaptarem rapidamente ao ambiente e às pessoas.




Pôr tela nas janelas é importante?


Cães e gatos caem de prédios perseguindo borboletas ou porque perderam o equilíbrio. E se arrebentam. Na maioria das vezes, não há segunda chance. Bichos que passeiam sozinhos pela rua também correm riscos: podem ser envenenados, atropelados ou até contaminados por doenças sérias. Melhor cuidar dele na segurança do seu lar.

Dois bichos aprontam em dobro?



Para conseguir que um cão ou gato dê uma folga a você e aos móveis da casa, adote um amigo da mesma espécie. Em companhia, eles ficam mais seguros e felizes. É o fim da agitação, da falta de apetite e daqueles miados e latidos que não acabam nunca.


Castrar é maldade?

E largar a ninhada na rua é menos cruel? A castração não serve só para prevenir-se de crias indesejadas: ela aumenta a expectativa de vida, evita brigas, acaba com xixi fora de lugar e diminui os riscos de infecções e tumores. A cirurgia é simples, rápida e indolor.


Cães e gatos não se dão bem?



A internet está aí para provar que os desenhos animados nem sempre correspondem à realidade. Numa busca rápida, você pode encontrar uma porção de vídeos de cães e gatos dormindo abraçados ou fazendo bagunça juntos. Tudo depende da personalidade dos animais e de como os donos apresentam um animal ao outro.






SEJA RESPONSÁVEL, DEIXE SEMPRE SEU ANIMAL DENTRO DO QUINTAL, NUNCA 
SOLTO NA RUA!!!

LUGAR DE ANIMAL NÃO É NA RUA!!


quarta-feira, 15 de junho de 2011

PARABÉNS A NOSSA CIDADE!!

Queremos parabenizar o Município de Ouro Preto do Oeste por mais um aniversário (30 Anos de emancipação política-administrativa)...



... e agradecer ao Prefeito Alex Testoni por tudo que tem feito por nossa cidade e pela população, sabendo que ao se preocupar com os animais de nosso município, limpar a cidade, e plantar novas árvores em lugares estratégicos, mostra como é importante preservar o Meio ambiente.


Click aqui e saiba mais sobre a história do nosso município!

terça-feira, 7 de junho de 2011

ROTINA DO CANIL MUNICIPAL

Ficamos sabendo de 2 cães que foram capturados pela carrocinha e após resgatados por seus donos, morreram alguns dias depois, se este fato, é realmente verdade e se há ligação com o Canil, não sabemos, mas de qualquer forma vamos explicar agora toda "rotina do Canil Municipal":

  - Quando o animal chega, ele recebe um número (cordinha no pescoço), e uma ficha de identificação;

              -  É avaliado seu estado geral de saúde; 

        - O animal é colocado em um canil coletivo, junto com outros animais capturados no mesmo dia, e lá permanecem por 7 dias, a espera do proprietário;


Após 7 dias, se não há procura por parte dos Donos:

   -   Os animais são novamente avaliados, e remanejados para outros canis, de acordo com seu sexo, tamanho, e debilidade física;

   -  Os animais recebem uma dose do remédio contra vermes, e são pulverizados para o combate de pulgas e carrapatos;

  -   Quando se faz necessário, o cão recebe algum antibiótico, ou antiinflamatório;


 * Todos os cães do Canil são alimentados com ração, fornecida pela Prefeitura, por volta das 8:30 da manha, todos os dias;

* Os funcionários fazem a limpeza de todos os canis, e do gatil, entre 7:30 e 8:30 da manhã, e na parte da tarde de acordo com o necessário;

* Quando é feita a higiene de cada Canil coletivo, os animais que residem neste, ficam soltos nas dependências do canil para um “passeio”.

Então de que forma o Canil Municipal pode “contribuir” para que o animal fique doente:

- Animais soltos nas ruas, mesmo os que fogem por pouco tempo, estão sujeitos a pegar inúmeras doenças, pois somos área endêmica (onde há muitas ocorrências) de várias delas, como a CINOMOSE, PARVOVIROSE, VERMINOSES, TUMOR VENÉREO TRANSMISSÌVEL, ERLICHIOSE e BABESIOSE (doença do carrapato), e todas elas podem causar a morte do animal quando não tratadas de forma correta;

- Os animais que ficam no canil podem passar por altos níveis de estresse, principalmente os que são “mimados” em casa, pois por mais que o tratamento deles seja feito da melhor forma, lá eles não recebem o carinho que recebem em casa, não são donos do “próprio potinho de ração” (são vasilhas grandes onde comem vários ao mesmo tempo), não têm o conforto de casa, e ainda são em torno de 40 cães latindo o tempo todo. Todo esse estresse baixa a imunidade do animal, deixando o ainda mais propício a contrair doenças, como as citadas a cima;

- Tivemos também alguns casos, de animais capturados na rua que chegaram no canil com sinais de envenenamento, incluindo gatos, e alguns destes foram eutanasiados, pois já se encontravam em estado avançado de envenenamento. Aproveitando a deixa, é bom alertar os proprietários, que infelizmente ainda tem muita gente sem coração que tem jogado “petiscos” com veneno para os animais, mesmo dentro das propriedades, é bom ficarmos atentos.

Pedimos então aos proprietários de animais que fiquem atentos, não deixem seus animais irem para as ruas, eles podem passar por situações que podem traumatizá-los, ou ainda pior contrair várias doenças que podem levá-los a morte. 



Qualquer duvida entrem em contato pelo e-mail: canilmunicipalopo@blogspot.com ou nos procurem no Canil Municipal.