Apresentação:


O Canil Municipal de Ouro Preto do Oeste optou por seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controle e irradicação de zoonoses, como a Raiva, que cita em seu Oitavo Informe Tecnico (fls.126-171), como Principais medidas: o CONTROLE DE NATALIDADE, através da esterilização dos animais; POSSE RESPONSÁVEL por parte dos donos dos animais e a VACINAÇÃO em massa da população Canina e Felina!!! Vinsando também o Bem-estar animal...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PIT BULL – Perigo Real?

Breve Histórico:
O American Pit Bull Terrier foi uma raça desenvolvida no começo do século XIX na Europa pelos ingleses, para serem cães de guerra. O Pit Bull foi levado para os Estados Unidos, onde começou a ser desenvolvida a raça com mais intensidade no formato atual. A partir daí eles passaram a ser usados em esportes sangrentos, inicialmente lutas com ursos ou touros e depois lutas somente entre cães.
Suas principais características são força muscular, agilidade e resistência, possui grande resistência orgânica e raramente fica doente. É capaz de correr durante muito tempo sem se cansar e é tão determinado que quando tem uma tarefa a cumprir raramente desiste.
Quanto ao temperamento, é um cão inteligente, fiel ao dono e dócil quando bem tratado por quem o adquire.
Para adquirir um exemplar desta raça, o novo dono deve saber de início que por ser um cão atleta nato, necessita de bastante exercício, devendo ser treinado e socializado desde filhote. Quando confinado em um espaço muito pequeno nasce a depressão de isolamento que pode gerar problemas no temperamento do cão.
Portanto deve-se saber que o Pit Bull tem o instinto para atividades de resistência (esportes por ex.), usado erroneamente por pessoas cruéis em rinhas; e caça de pequenos animais herdados de seus ancestrais terriers. Muitas vezes a culpa de um cão ficar agressivo é do próprio dono que não sabe lidar com o animal.  Isso ocorre com qualquer cão, sendo PitBull ou não, o que agrava é a força que esta raça em específico tem.

A AGRESSIVIDADE:

O problema da agressividade do Pit Bull é a forma ERRADA com que criam este animal, pois são animais que devem ser SOCIALIZADOS desde Filhotes (criados convivendo com as pessoas) e devem ser muito bem tratados. Além do que são cães com muita energia e precisam de exercícios físicos para ficarem mais calmos, uma caminhada de uma hora por dia já vale!!
“O comportamento do Pitbull foi moldado para rinha de briga, eles são realmente agressivos com outros cães, mas com seres humanos se dão muito bem. O problema é a falta de socialização e péssimo tratamento que recebem nas famílias menos informadas que mantêm os animais presos.” Rita Ericson (Médica veterinária - Mestrado em Comportamento Animal na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro sendo a tese sobre Agressividade Canina).

PIT BULL – Perigo Real? Sim, quando criados de forma ERRADA!
Antes de ter um animal cabe a nós investigarmos sobre a raça, sobre as condições que ele precisa pra viver, (no caso do PitBull, socialização, bom tratamento, e exercícios físicos) e se somos capazes de corresponder a essas exigências, caso a resposta seja não, devemos ir em busca de outra raça que seja mais adequada com nosso estilo de vida e tempo disponível. Nem sempre o cão que você acha mais bonito, é o mais adequado pra você!


10 comentários:

  1. Na verdade os cães dessa raça tem como principal característica a imprevisibilidade, isso mesmo, e é genético!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nós tambem somos imprevisiveis, assim como os pinscher, os daschunds, gatos, e qualquer outro animal que não seja bem socializado... o problema é a força que ele têm, e a falta de compreenção das pessoas de saberem como lidar com eles...

    ResponderExcluir
  3. EU TINHA O MESMO PENSAMENTO DE QUE PITBULLS ERAM CÃES CRUÉIS, ATÉ LER ESTA REPORTAGEM E REALMENTE FAZ SENTIDO O CÃO VAI REAGIR DE ACORDO COM O QUE LHE FOR ENSINADO. SÓ DÁ UM POUQUINHO DE MEDO DE PEGÁ-LO PARA CRIAR QUANDO ESTE JÁ POSSUE UMA CERTA IDADE DEVIDO A TER ESTA FAMA E NÃO SABER QUEM FOI O SEU ULTIMO DONO E SE FOI TRATADO DA MANEIRA CORRETA.

    ResponderExcluir
  4. Isso Mesmo Vinícius! O cão faz aquilo que ensinam a ele, por isso é mesmo complicado pegar para criar um cão adulto, de alguem que você nao conhece... Pra ter um cão assim, adulto, que ja teve outro dono, e que pode ser agressivo, voce tem q estar a disposto a procurar ajuda de um profissional para reabilitação do animal. Mas o Pit Bull é mesmo um "mito", basta saber como cria-lo... Abraços!

    ResponderExcluir
  5. devese ter cuidado com estes cães mesmo porque eu tenho uma cadela desta raça.

    ResponderExcluir
  6. a ignorancia que faz ter esses pensamentos errados da raça pois o APBT existem diversas linhas de sangue desde um cao de combate com um cao pet o cao de combate por si não tolera outros animais ja o de conformação, pet é extremamente docil tanto com o ser humano quanto com outros animais oque vemos geralmente na midia não é um APBT puro e sim um cão mestiço tido como um mordedor oque faz ele ser assim é cruzas erradas com outras raças ... sem contar na crueldade de alguns muitos donos.

    ResponderExcluir
  7. Numa comparação ampla, devemos olhar com cautela nossos atos frente a natureza, a devastação irreversível causada por nós, supostos racionais, a ela. Antes de julgar qualquer outro animal e sua resposta frente o que esperamos a vida toda que façam aos nossos opositores e que, quando deparamos com seus efeitos em nos mesmos, passamos a criticar a criatura pela qual respondemos. Não existe nenhum animal no mundo por menos complexo que seja, que não tenha um meio de defesa e um limite de tolerância... assim como nós, passamos da amizade ao ódio, o animal pode vir a ter o mesmo comportamento e por ser irracional, causar danos inesperados pelo grau de conforto a que estamos habituados.

    ResponderExcluir
  8. O Pitbull é como um filho, basta a forma que você irá educa-lo. Sem dúvidas e aconselhável cuidar do cão desde filhote, pois só assim você vai ter domínio total sobre a raça. o Medo que as pessoas tem e pura ignorância de quem acha que os cães também não tem sentimento, assim como nós eles podem se estressar algum momento.

    ResponderExcluir
  9. Nunca pensei em ter uma Pit, até que um dia, uma que eu sempre fazia carinho na rua do meu amigo, resolveu vir atrás da minha moto.
    A princípio fiquei com medo, mas hoje já esta comigo a 01 Mês e eu amo essa cadelinha. Muito carinhosa, brincalhona e obediente. Dona de uma resistência invejável, quando pode me acompanha a cada passo que dou, corre atrás de mim pela cidade toda e se dá bem com todos.

    ResponderExcluir